11 dicas para melhorar a sensação de tontura por queda de pressão!
Compartilhamos 11 dicas que damos aos nossos pacientes para manejar aquela sensação de queda de pressão que acontece nos pacientes com Parkinson.
Esse post é para aquela tela preta que dá quando levanta-se com tudo.
Contexto:
- Pacientes com Parkinson podem desenvolver uma desrregulação da pressão arterial e da frequência cardíaca chamada disautonomia cardiovascular, que se manifesta como uma sensação de tontura, escurecimento visual, desfalecimento e até mesmo desmaio, logo após mudar da posição deitada ou sentada para posição em pé. Chamamos isso de Hipotensão Ortostática (HO).
- Orientar medidas não farmacológicas manejo de HO é de suma importância, pois sozinhas elas podem controlar os sintomas gerados pela queda de pressão, sem necessidade de medicação.
Ao ler o novo guideline alemão sobre Parkinson, publicado há 3 dias, na seção que trata do controle dos sintomas não motores, me senti inspirada a compartilhar com vocês as orientações que costumo oferecer aos meus pacientes no consultório no contexto de HO. Essas orientações estão em grande parte alinhadas com o que foi abordado no guideline. São elas (do mais simples ao mais complexo):
1. Ingerir bastante água (eu recomendo cerca de 2 litros/dia caso não tenha contraindicação).
2. Tomar 1 copo de água gelada rapidamente pode aumentar de forma rápida a pressão, com duração de efeito de cerca de 1h.
3. Não restringir o sal da dieta (podendo até aumentar um pouco).
4. Evitar ?bater aquela pratada nas refeições?: fracionar a quantidade de comida do dia em várias refeições pequenas.
5. Evitar doces.
6. Evitar bebida alcoolica durante o dia.
7. Evitar ambientes quentes e banhos quentes (causa vasodilatação e queda de pressão).
8. Dormir com cabeceira elevada.
9. Fazer manobras físicas de contrapressão com as pernas (agachar, cruzar ou contrair os músculos das pernas).
10. Fazer atividade física ou fisioterapia sentado ou deitado. Se ainda com sintomas, considerar hidroginástica.
11. Usar cinta abdominal elástica (ou meia elástica, mas a cinta é mais eficaz).
Nos sempre enviamos ou imprimimos essas orientações para ?pregar na geladeira?. Casos que ainda não respondem às medidas, podem precisar de remédios. Importante rastrear e tratar a HO pelo risco de desmaios e quedas em pacientes com Parkinson.
Deixe seu comentário
Comunidade Parkinson News
Seu canal de atualizações sobre a doença de Parkinson: notícias, estudos de impacto, pesquisas em andamento, conteúdo de eventos e congressos, dicas práticas e muito mais!






















































