Lançamento do neuroestimulador que faz leitura de sinais cerebrais no modelo recarregável

No dia 03/04/25 foi oficialmente lançado no Brasil o Percept RC - o neuroestimulador de DBS recarregável da empresa Medtronic.

Os geradores ou neuroestimuladores da estimulação cerebral profunda (ou simplesmente DBS, sigla para Deep Brain Stimulation) são as baterias que são implantadas no tórax do paciente. São neles que os estímulos elétricos são gerados para percorrerem até os eletrodos implantados nos cérebros dos pacientes.

Classicamente, os neuroestimuladores podem ser não recarregáveis (uma vez implantados, não precisam de recarga periódica e têm uma durabilidade média de 5 anos) ou recarregáveis (precisam de recarga periódica a cada 10-15 dias, com durabilidade média de 15 anos).

A grande revolução na área dos neuroestimuladores é o Percept, o gerador da empresa Medtronic com capacidade de realizar a leitura dos sinais cerebrais pela tecnologia BrainSense. Vamos contextualizar: existem sinais cerebrais que se correlacionam com os sintomas motores do paciente (tremor, lentidão e rigidez) - isto é, uma vez que o paciente está sintomático, os sinais estão presentes no cérebro; quando os sintomas são aliviados pelas medicações (como a levodopa) ou pelos estímulos do DBS, os sinais se reduzem. Por meio da tecnologia BrainSense, é possível fazer uma captação destes sinais cerebrais por meio dos próprios eletrodos implantados no cérebro do paciente e usá-los guiar os estímulos colocados no gerados. Este é um passo importante em direção ao DBS adaptativo, no qual por meio de inteligência artificial, o neuroestimulador lê os sinais cerebrais que indicam a presença dos sintomas, processa esses sinais e já autorregula os estímulos para aliviar os sintomas presentes.

Este neuroestimulador Percept já está no mercado brasileiro desde 2021, no seu modelo não recarregável. Como a leitura dos sinais cerebrais consome gasto energético da bateria, isso era um fator limitante do produto, pelo potencial de reduzir a durabilidade do neuroestimulador. Logo, o Percept RC (recarregável) chega para endereçar este problema de durabilidade da bateria, sendo um passo importante no caminho para o DBS adaptativo.

O DBS adaptativo ou "auto-regulável" ainda não está disponível no mercado brasileiro, mas esperamos sua chegada com bastante otimismo.

Importante: O presente texto é informativo, sem qualquer conflito de interesse com a empresa do produto. O objetivo é divulgar o avanço da tecnologia de DBS e a indicação do tipo de aparelho que será implantado no paciente deve ser estabelecida pela respectiva equipe de neurologista e neurocirurgiã(o) do paciente.


Deixe seu comentário

 


Comunidade Parkinson News

Seu canal de atualizações sobre a doença de Parkinson: notícias, estudos de impacto, pesquisas em andamento, conteúdo de eventos e congressos, dicas práticas e muito mais!