Fantástico exibiu matéria sobre DBS na doença de Parkinson no último domingo. Confira!
O tradicional programa de domingo da Globo, Fantástico, transmitiu uma matéria sobre o tratamento da doença de Parkinson com DBS no SUS.
A nova série "Trilhas da Mente" do Fantástico traz Dr. Dráuzio Varella mostrando as cirurgias do cérebro realizadas no SUS. No episódio de domingo (06), Dr. Dráuzio acompanhou duas cirurgias no Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro. Dentre elas, a cirurgia de implante de eletrodos de estimulação cerebral profunda para tratamento da doença de Parkinson no Sr. André, um senhor portador da doença cujos tremores não estavam sendo controlados com o tratamento medicamentoso e que, por isso, estava com sua qualidade de vida prejudicada.
Aproveitando a temática para explicar alguns pontos importantes:
1. A cirurgia de implante de eletrodos de estimulação cerebral profunda (ou apenas cirurgia de DBS, do inglês, Deep Brain Stimulation) é um procedimento aprovado pela Anvisa (nossa agência regulatória em saúde no Brasil). Este tratamento vem sendo realizado há anos, embora poucas pessoas tenham conhecimento e acesso a ele. Os pacientes podem ter acesso ao DBS, quando há indicação, pelo SUS (em centros que realizam), por meio dos planos de saúde (regulamentados pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar) e por vias particulares - temos um vídeo explicativo na Biblioteca de Vídeos sobre as vias de acesso do paciente ao DBS.
2. O DBS não é um tratamento exclusivo da doença de Parkinson. Pacientes com tremores refratários (como o Tremor Essencial) e com distonias (problemas neurológicos que causam contrações musculares involuntárias) também são candidatos.
3. Nem todo paciente com Parkinson precisará de DBS. De fato, a minoria dos pacientes necessitará do tratamento para controle dos sintomas.
4. Nem todo paciente que quer fazer DBS, fará. O paciente com Parkinson precisa ter uma indicação ao tratamento, isto é, ele só será encaminhado à cirurgia se ele for um bom candidato ao tratamento. Logo, quem é o paciente que terá indicação para fazer DBS?
- O paciente com mais que 5 anos de sintomas de Parkinson.
- Com boa resposta à levodopa (ou seja, que tem seus sintomas adequadamente aliviados pela levodopa, com excessão do tremor, que por vezes não será controlado mesmo com doses elevadas da medicação).
- Com flutuações motoras geradas pelo tratamento, como: efeito curto da medicação, surgimento dos sintomas motores do Parkinson antes da próxima tomada do remédio e discinesias incapacitantes.
- Com boa memória e sem problemas psiquiátricos descompensados, como depressão e psicose.
- Com condições de fazer o seguimento neurológico regular.
5. Após a indicação, existe um passo-a-passo pré-operatório a ser realizado para garantir o sucesso da terapia ao paciente. Além disso, durante todos os períodos (pré, intra e pós operatório), o paciente é acompanhando por uma equipe composta no mínimo por neurologista, neurocirurgião(à), neuropsicólogo(a) e, se necessário, psiquiatra - todos com experiência em DBS.
6. A cirurgia é considerada segura, com baixíssimas taxas com complicações quando realizada por profissional experiente, e espera-se que o paciente tenha uma melhora importante dos seus sintomas motores no período pós operatório, com melhora quantificada em torno de 70%, associada a redução das flutuações motoras e das discinesias.
7. É de suma importância que as devidas expectativas em relação ao procedimento sejam ajustadas antes da cirurgia e que o paciente entenda que a melhora será um processo, e não instantânea imediatamente após a cirurgia. Ao longo dos meses pós-operatórios, o neurologista fará periodicamente a programação do DBS de forma que a estimulação gerada controle dos sintomas do paciente e se equilibre com os remédios que ele vinha tomando, para garantir uma qualidade de vida plena.
A melhora gerada pelo tratamento com DBS, quando o paciente tem indicação, é transformadora para a vida ele. E a qualidade de vida que o paciente tem após a cirurgia é o que faz com que ele retome suas atividades prévias como lazer, cuidados domésticos e trabalho. Na prática de consultório, vemos essas mudanças maravilhosas na vida dos nossos pacientes e isso é muito reconfortante; inclusive, é o que nos estimula a estudar ainda mais a técnica.
Temos, na Biblioteca de Vídeos, temos um módulo dedicado ao DBS, com tudo o que você precisa saber do tratamento.
Fonte da matéria: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/04/06/trilhas-da-mente-drauzio-varella-estreia-serie-sobre-cirurgias-de-alta-complexidade-no-cerebro.ghtml
Deixem suas impressões e experiências nos comentários.
Deixe seu comentário
Comunidade Parkinson News
Seu canal de atualizações sobre a doença de Parkinson: notícias, estudos de impacto, pesquisas em andamento, conteúdo de eventos e congressos, dicas práticas e muito mais!






















































